ELECTROESTIMULAÇÃO
A electroestimulação neuromuscular consiste na aplicação de Uma corrente elétrica, que pode ser de baixa ou média frequência, através de elétrodos colocados sobre a pele, com vista a estimular um determinado músculo.
A aplicação de uma corrente elétrica pode evocar contrações musculares e produzir movimentos funcionais em indivíduos com doenças neurológicas ou promover fortalecimento muscular para melhoria do desempenho físico.
Os sistemas de electroestimulação apresentam muitas aplicações tanto na área da fisioterapia como no ramo desportivo. Têm sido um dos recursos amplamente utilizado nos últimos anos na prevenção, tratamento e manutenção dos diferentes distúrbios neuromusculares que podem afetar o ser humano.


A electroestimulação apresenta resultados comprovados no controlo da dor, reabilitação e reeducação musculares, redução de espasmos e prevenção de atrofia. É também um facto que a electroestimulação melhora a circulação sanguínea e aumenta a flexibilidade dos músculos e articulações, melhorando o alcance de movimentos do corpo. No campo desportivo, funciona como um agente potenciador do desenvolvimento e recuperação dos músculos quando sujeitos a treinos de força resistiva, como é o caso da musculação.
Aplicada de forma adequada, aelectroestimulação é segura e eficiente para proporcionar padrões de exercícios para pacientes que são incapazes de realizá-los devido à dor, restrições na amplitude de movimento ou outras disfunções do sistema neuromuscular.